Abaixo listam-se as atividades disponíveis para o Ensino 2.º Ciclo. Todas as atividades têm uma duração de 45 a 60 minutos. Preencha, por favor, o formulário no fundo desta página para pedidos de marcação.
Atividades STEAM
Solos Matemáticos
Misturando a Matemática e as Ciências Naturais, podem nesta atividade descobrir as características de diferentes tipos de solos, enquanto exploram os conceitos de percentagem e proporção. Será que todos os solos se comportam da mesma forma? Terão todos a mesma permeabilidade?
Toque Elétrico
O que é a dor? Como é que o nosso corpo a interpreta? Através da construção de um circuito elétrico, onde se exploram os conceitos de fonte, sentido e voltagem, são produzidos esquemas representativos do sistema nervoso humano, com fim a explicar o conceito de “dor”.
Movimentos Articulados
O que fazer quando queremos alcançar algo, mas não conseguimos? Esticamo-nos? Lançamos uma corda e esperamos que corra bem? Ou criamos um mecanismo com ciência, engenharia e física? Exatamente! Vamos criar um mecanismo articulado e aprender sobre as forças que o fazem funcionar!
Atividades programação, Robótica e COMPUTAÇÃO
Guitarra:Bit
Venham programar o vosso próprio instrumento musical, usando um pouco de programação, um pouco de engenharia e muita criatividade! Através de um pequeno micro-computador, vão poder criar a vossa própria guitarra eletrónica. É literalmente música para os vossos ouvidos.
Coding da Vida Real
Mesmo que nem sempre seja percetível, a programação e o coding estão, atualmente, por todo o lado. Vão descobrir e provar isso mesmo, através da construção de um mecanismo que talvez vejam todos os dias, mas que nunca se aperceberam que apenas funciona por causa de linhas de código.
Robô Ponta-de-Lança
Existe um monte de aplicações práticas para os robôs, mas será que os conseguimos fazer praticar desporto? Eles não precisam de emagrecer, mas seremos capazes de fazer com que eles rematem uma bola de futebol e marquem um golaço, tudo através de programação?
Algoritmia Alimentar
De certeza que já ouviram falar da Roda dos Alimentos. E de certeza que sabem como esta é constituída! A nossa ainda está em construção, pelo que era espetacular se nos pudessem ajudar, com um pouco de programação em Minecraft: Education Edition.
Minecraft Education Edition: Desafio E-Sports
O desafio está lançado! As equipas estão prontas! Faltam apenas alguns segundos para começar este desafio Minecraft: Education Edition, onde as vossas equipas competem na criação da mais fantástica construção Minecraft! Quem sairá vitorioso?
A apanha das Maçãs
Criar um jogo é uma experiência super divertida, pois podemos criar um mundo novo, onde as regras são ditadas por nós. Nesta atividade, vão aprender exatamente isso, criando um jogo com programação e matemática!
FORMULÁRIO DE CONTACTO
Preencha o seguinte formulário para pedidos de marcação. Todas as atividades têm uma duração de 45 a 60 minutos e o valor varia conforme o número de atividades pretendidas. Conforme o número de alunos, os grupos podem ter de ser divididos, ou pode haver um período de espera. Para um contacto mais rápido sobre a disponibilidade na data pretendida, por favor insira o seu contacto telefónico.