Abaixo listam-se as atividades disponíveis para o Ensino 3.º Ciclo. Todas as atividades têm uma duração de 45 a 60 minutos. Preencha, por favor, o formulário no fundo desta página para pedidos de marcação.

Atividades STEAM

Espectrógrafo

De que cor é a luz? Branca, amarela? E se a resposta for bem mais complexa do que isso? Vamos provar, de uma vez por todas, qual a cor da luz, decompondo-a e percebendo a sua origem, através de uma atividade hands-on onde são vocês que constroem a solução.

A Máquina de Código Morse

A física e a história aliam-se numa atividade onde a comunicação morse é explicada e experimentada. Não só vão descobrir como esta invenção revolucionou o mundo, como também vão poder construir vocês próprios o vosso emissor de mensagens secretas.

Hot & Cold

As reações endotérmicas e exotérmicas são exploradas através de incríveis experiências laboratoriais. Vamos fazer a temperatura subir e descer através de reações químicas e ver se conseguem descobrir o que causa cada um desses efeitos!

Espontânea Engenharia

Temos um problema! Vocês vão ser confrontados com esse problema! Não, não vos vamos dizer qual é o problema! Em equipas e com uma quantidade limitada de recursos, vão competir para alcançar a melhor solução, fazendo uso de conceitos de engenharia, física e imensa criatividade!

Atividades programação, Robótica e COMPUTAÇÃO

Guitarra:Bit

Venham programar o vosso próprio instrumento musical, usando um pouco de programação, um pouco de engenharia e muita criatividade! Através de um pequeno micro-computador, vão poder criar a vossa própria guitarra eletrónica. É literalmente música para os vossos ouvidos.

Coding em Ação

Nem sempre nos apercebemos, mas estamos rodeados por programação. Ela está na vossa casa e nas ruas que percorrem. Vão provar isso mesmo, através da construção de mecanismos que garantem o funcionamento do nosso mundo, apenas com algumas linhas de código.

Estacionamento Automático

Já pensaram no quão complexo é fazer um carro estacionar-se sozinho? Não? Então esta é a vossa oportunidade para experimentarem fazê-lo! Através de programação e automação, vão codificar as rotinas que fazem um carro estacionar num parque de estacionamento, preferencialmente sem o amassar!

Química no Minecraft

Venham aventurar-se na exploração de fantásticas reações químicas… dentro do Minecraft? Exatamente! Preparamos um desafio químico em que vão ter de criar elementos, combiná-los para obterem reagentes e, finalmente, usarem esses reagentes para gerar uma incrível reação química!

Minecraft Education Edition: Desafio E-Sports

O desafio está lançado! As equipas estão prontas! Faltam apenas alguns segundos para começar este desafio Minecraft: Education Edition, onde as vossas equipas competem na criação da mais fantástica construção Minecraft! Quem sairá vitorioso?

A apanha das Maçãs

Criar um jogo é uma experiência super divertida, pois podemos criar um mundo novo, onde as regras são ditadas por nós. Nesta atividade, vão aprender exatamente isso, criando um jogo com programação e matemática!

FORMULÁRIO DE CONTACTO

Preencha o seguinte formulário para pedidos de marcação. Todas as atividades têm uma duração de 45 a 60 minutos e o valor varia conforme o número de atividades pretendidas. Conforme o número de alunos, os grupos podem ter de ser divididos, ou pode haver um período de espera. Para um contacto mais rápido sobre a disponibilidade na data pretendida, por favor insira o seu contacto telefónico.